terça-feira, 16 de julho de 2013

Loção ISCA - Aprenda a Fazer

Olá! Hoje vamos ver aqui como montar sua própria Loção Isca (feromônio) para capturar ASF!

Antes, quero deixar claro aqui que existem várias receitas, cada um monta da forma que acha melhor ou que tenha melhores resultados. Na minha opinião a loção interfere apenas de 20 a 30% na captura de um enxame, pois já espalhei diversas iscas sem loção nenhuma e capturei ASF.

Os ninhos-armadilhas usados na meliponicultura são recipientes cuja finalidade é simular locais de nidificação natural para que os novos enxames ali se instalem e seja possível seu transporte e transferência para os meliponários. São normalmente confeccionados de garrafas plásticas tipo pet (podendo também utilizar outros materiais) e apresentam algum atrativo para as abelhas no seu interior, como própolis, mel ou cera. Atualmente de acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) de Agosto de 2004, essa é a única forma permitida para obtenção de colônias de abelhas nativas diretamente da natureza.

* Aproveito para pedir a todos interessados em obter enxames, para utilizar iscas ou comprar de criadores. Jamais derrube uma árvore para retirar uma abelha! 

INGREDIENTES

- 1 garrafa (pode ser garra pet 1,5L)
- Extrato de Própolis (Pode ser de apis, aqueles vidrinho comprado em farmácia. Ou se tiver o própolis da Jataí, é ainda melhor)
- Cera de Jataí (Quanto mais, melhor!)
- Álcool (Dê preferência ao álcool de posto)
- Folhas de Erva Cidreira (opcional)

PREPARO

- Coloque 500 ml de álcool dentro do galão
- 500g de cera de jataí (ela é que irá dar o “cheiro” [feromônio] a loção - quanto mais cera, melhor...)
- Coloque o própolis (se tiver própolis de jataí, é melhor ainda)
- Coloque alguns pedaços de erva cidreira (geralmente eu coloco 2 folhas bem picadas)
- Agite bem e deixe a loção curtindo por, no mínimo, 15 dias. (Durante esses 15 dias, agite bem pelo menos 1 vez ao dia a garrafa, por 2 minutos, no mínimo) 
- Passado os 15 dias, a loção está pronta para o uso! (Quanto mais ela ficar curtindo, melhor)

*** Dúvidas ou sugestões entrem em contato! Abraços!

51 comentários:

  1. Beleza Daniel;
    Essa eu quero fazer.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, que legal!! Faz sim, depois me conta se capturou ok? Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. ESSA RECEITA TAMBÉM PODE SER USADA PARA APIS MELÍFERA EUROPÉIA AFRICANIZADA?

    ResponderExcluir
  4. dá certo sim, mas dai vc usa cera de Apis ao invés da de jataí, e se possível, misture própolis tb! abraços!

    ResponderExcluir
  5. ah e esfregue bastante erva cidreira por dentro da caixa, pois além das abelhas gostarem, também ajuda evitar formigas e aranhas! qualquer dúvida entre em contato, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo começou a vir as jatai aqui no muro quero puxa-las para isca .onde arranjo a cera delas ? ñ quero quebrar o muro

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. isso amigo, é o alcool de posto (etanol)!

      Excluir
    2. valeu vo experimenta aqui se de certo eu te aviso vlw

      Excluir
    3. vlw amigo vo fazer se de certo eu te falo!

      Excluir
  8. o feromônio pode ficar quantos tempo guardado?
    em que mês que eu posso fazer a isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, não existe prazo de validade para o feromônio preparado, mantenha-o guardado em um garrafinha pet bem fechada e fora do alcance do sol! pode fazer iscas o ano todo, mas quando realmente pega bastante enxames é no auge da primavera, mas no verão também pega bastante... e no inverno elas não enxameiam, qualquer dúvida dá um toque! Abraços!

      Excluir
    2. se eu colocar uma isca perto de um nim de abelha, as abelhas saem da casa e vão pra isca?

      Excluir
    3. não, as ASF não abandonam suas casas... mas você pode instalar uma isca cerca de 3 metros longe (+/-), para poder capturar uma possível enxameação dessa colônia... abraços!

      Excluir
  9. o feromônio se deixar ele curtir uns 7 meses ele fica melhor ou a mesma coisa que 15 dias?

    ResponderExcluir
  10. quanto tempo dura o feromônio dentro da isca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cada 2 meses +/- seria bom repassar a mistura dentro da isca, se possível... porém ja tive isca que esqueci pendurada por mais de 8 meses e depois disso um enxame se instalou nela...

      Excluir
  11. vlw amigo
    você tirou minhas duvidas obrigado abraço!

    ResponderExcluir
  12. Tem como fazer feromonio para pegar abelha mandaçaia? É só pegar cera de mandaçaia e própolis de apis ( ou mandaçaia ) e por alcool e folha de erva cidreira e fazer isso q vc disse?

    ResponderExcluir
  13. Isso amigo, prepare o feromônio com produtos da Mandaçaia, porém e importante observar se na natureza, na sua região, ainda tem mandaçaias... Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou de rio bonito rj( região dos lagos) se eu pegar cera de apis e propolis de apis e faser o q vc disse, sera que vou conseguir pegar alguma espécie de abelha?

    ResponderExcluir
  15. Acabei de fazer utilizando: extrato de propólis de apis , cera de apis, acool de posto, duas folhas de erva cidreira! Sera q vai funcionar? Acabei de botar os ingredientes agora só falta esperar os 15 dias! Sera q vai pegar alguma espécie de abelha? Obs: ( moro em rio bonito no estado do rio de janeiro na região dos lagos) vlw

    ResponderExcluir
  16. tenho certeza que vai dar certo amigo, apesar que agora stamos quase saindo da época de pegar enxames...

    ResponderExcluir
  17. DANIEL, BOM DIA.

    COMO FAÇO PARA PRODUZIR ABELHA RAINHA SEM FERRÃO ? QUAL MÉTODO USAR ? VOCÊ TEM ALGUM MATERIAL ?

    ABRAÇO,
    PAULO ROBERTO - BH - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, bom dia!

      Não faço reprodução de rainhas de ASF, mas já existem estudos sobre o assunto e algum material pela internet, se não em engano também tem um vídeo no youtube que fala a respeito! Abraços

      Excluir
  18. Olá Daniel
    aqui em casa as lagartixas comeram 3 enxames de jatai. tem como fazer alguma coisa para que as lagartixas não comam as abelhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, você pode colocar uma parte de garrafa pet na entrada da caixa ou em volta dos pés do suporte das caixas, lembrando que a lagartixa não consegui fazer curvas em partes finas (e isso serve tb pra formigas)...Para ver um exemplo de como fica a pet na entrada da caixa você pode digitar no google imagens "lagartixa em caixa de abelhas", qualquer dúvida entre em contato... Abraços!

      Excluir
    2. Ola Daniel
      quais são os meses que as abelhas soltam enxame?

      Excluir
    3. Olá amigo, enxameiam na primavera e verão, quando o tempo é favorável e existe bastante alimento! abraços

      Excluir
    4. eu fiz a isca no babu e fiz a entradinha das abelhas com uma borracha, e meu amigo veio aqui e falou que borracha não pode porque as abelhas não entram... É verdade?

      Excluir
    5. olá, a borracha vc diz de mangueira? olha, se estiver limpa, entram sim! mas tente usar aqueles cotovelos de meia polegada, preto, é mto bom!

      Excluir
    6. amigo eu não consegui captura nenhum enxame de abelha!
      sera que é eu que sô sem sorte?!!! rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  19. To afim de começar a criar abelha sem ferrão, como to começando do 0 emprovisei algumas coisa.
    1º teste mistura com álcool de cereais, mel, cera de apis e própolis de farmácia, sacudindo todos os dias.
    2º teste, misturei apenas o álcool de cereais, cera de apis e erva cidreira, sacudindo todos os dias.
    Hoje é 19/03/14 segundo dia, no dia 05/04 vo retirar e colocar nos Pets !! Qual delas sera que vai ficar melhor ??
    Sera que a cera de apis não vai fazer o efeito para as abelhas sem ferrão ??
    Se tiver mais perguntas eu falo aqui.
    Obrigadoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, o melhor para saber qual dará mais resultado é testando elas! o mel eu acho desnecessário na loção... abraços!

      Excluir
  20. Boa noite amigo, estou com um problema, estou com dois enxames que capturei a 8 dias de um muro que ia ser derrubado, fui la quebrei o muro tirei o enxame inteirinho sem quebrar ele, coloquei na caixa racional e deixei a caixa lá no local ate anoite, dai fui buscar anoite porque no outro dia seria derrubado o muro, porem os dois exames nao esta tendo movimentaçao das abelhas, abri a caixa e conferi os dois tem a rainha, um exame as abelhas ja grudaram o ninho na madeiro o outro enxame so vejo a rainha andando por cima do ninho, ambos coloquei um pouco de mel dentro porque tem pouco alimento num exame e no outro nao tem nada, ficaria muito grato se voce me der uma ajuda em que fazer e se poder me explicar o porque que elas nao estao saindo da caixa racional e em ambas eu coloquei o canudinho de cera no buraquinho de saida, desde já agradeço ate mais e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As vezes na mudança elas ficam interna alguns dias para poder organizar a "bagunça", e logo voltam a trabalhar... porém precisa observar alguns detalhes:
      1: tem abelhas campeiras dentro da caixas? 2: a entrada da caixa não está obstruída por dentro? 3: não coloque mel, coloque xarope (água, açúcar e limão) - em pequenas quantidades, 1 tampinha de refrigerante é o suficiente pra elas, quando coletarem tudo, coloque mais.4- verifique se ao colocar o canuto você não tampou mto o furo (o que daria trabalho pra elas removerem toda a cera até conseguirem sair.

      Excluir
    2. entendi amigo, entao a entrada nao esta obstruída esta apenas com a cera em volta, hoje de manha quando abri as caixas para vi que em um enxame as abelhas estavam andando por dentro da caixa toda, e no outro enxame elas grudaram o ninho na madeira da caixa, como voce disse elas devem estar organizando a bagunça mesmo, vou fazer agora mesmo o xarope e colocar la para elas, sou iniciante nisso, apenas peguei elas porque o enxame seria destruido junto com o muro, dai fiquei com dó delas, se voce tiver mais algumas dicas para me dar ficaria muito grato... e Muito obrigado por compartilhar toda sua sabedoria DEUS abençoe voce abraços

      Excluir
    3. olá amigo, fico feliz por ter pessoas como você que se dedicam em salvar as abelinhas, que estão ficando cada vez mais raras... graças aos humanos! Aqui no blog tem sempre bastante coisas que posto a respeito de criação e manejo, e também tem meu e-mail (daniel@meliponariojardim.com.br) caso precise de mais informações ou queira trocar idéias fique a vontade em entrar em contato! Abraços, fique com Deus!! e obrigado por ajudar nossas abelinhas!

      Excluir
  21. preciso do feronômio, como faço para conseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, você pode comprar na Loja Virtual: www.lojadomeliponicultor.com.br

      Excluir
  22. Respostas
    1. olá, você pode conhecer mais sobre a Mandaçaia acessando esse link: http://meliponariojardim.blogspot.com.br/search/label/Manda%C3%A7aia

      Excluir
  23. OLÁ PODE USAR CERA DE JATAI NO LUGAR DE CERA DE ÁPIS ? E NO LUGAR DE PRÓPOLIS DE ÁPIS PODE USAR PRÓPOLIS DE JATAI , E NO LUGAR DE ÁLCOOL DE POSTO PODE USAR ÁLCOOL NORMAL 92,8 , MIM DÁ UMA FORÇA AI ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, boa noite! Na verdade a receita a cima fala para usar Cera de Jataí, pois é muito melhor como atrativo, já quando ao própolis pode usar o de Jataí sim, é ainda melhor o resultado... Você também pode usar o álcool normal, desde que não seja em GEL e que seja sem cheio, ok? Qualquer dúvida entre em contato! Abraços.

      Excluir
  24. amigo no outono e inverno é possivel capturar um enxame de jatai? abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia! No início do outono até pode acontecer uma raridade de pegar um enxame, porém no inverno não pega. O ideal é primavera e verão, ok? abraços

      Excluir
  25. Ola estoou fazendo um ferormônio de jatai, mais estou usando alco normal de teor 46, vai dar certo ou não? vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, bom dia! dá certo sim, eu já fiz com alcool 46 e funcionou, a única coisa importante é que esse alcool seja aquele SEM CHEIRO, ok? abração! e boa sorte, logo já começa a temporada de enxames! (inicio da primavera)